Esse post não é para falar dos melhores restaurantes de Santiago, mas sim para falar dos que fui e recomendo! Tem opções para todos os gostos e bolsos! Ah, tem também uma listinha dos pratos e bebidas típicos, e fica a seu critério ver o que você vai querer experimentar.
Onde comer
Curta nossa página no Facebook!
O local é na verdade uma mistura de restaurante com delicatessen. Há diversos produtos importados e locais à venda. Não deixe de comprar um potinho de ají defumado! A comida é uma delícia e o restaurante é refinado na medida, o preço é justo e o ambiente é descontraído. Não há carta de vinhos, você escolhe nas prateleiras o vinho que quer tomar!
Lanchonete barata e gostosa espalhada pelo centro de Santiago. Ótima para café da manhã ou um lanchinho no meio do dia. Peça um dos quase vinte tipos de cachorro-quente (ou vienesas).
Patio Bellavista (Constitucion 30)
Um conjunto de restaurantes no bairro de mesmo nome (tem também algumas lojinhas). Tem pub, restaurante chique, lojinha de sorvetes, tem de tudo! Nós escolhemos o restaurante La Casa del Patio, que estava com uma promo. Uma tábua de empanadas e outras gostosuras locais mais uma garrafa de vinho chileno por 15.000 pesos.
Rua Pio Nono (Bellavista)
Aqui é a maior concentração de bares para estudantes. A maioria não serve comida, só bebidas. O ambiente é descontraído, a bebida barata e quase sempre tem música. Vale comer no Patio Bellavista e depois ir a um dos bares experimentar um Terremoto!
Rede de restaurantes especializados em cachorro quente e chorillanas. A decoração é retrô e o preço é ótimo! Tem diversos tipos de cerveja. Você pede e paga no caixa e um garçom traz seu pedido à mesa.
La Pica de Clinton (Calle San Antonio 158)
Pica é como se chama um restaurante bom e barato. Diz a lenda que o presidente Bill Clinton quebrou o protocolo durante uma visita ao Teatro Municipal e decidiu entrar no bar para tomar um drink, ou melhor, uma coca-cola. Outros dizem que, na verdade, o presidente entrou para urinar. O bar foi rebatizado e redecorado para eternizar o momento. Há diversas fotos de Clinton e de sua visita ao bar e até mesmo a garrafa de coca-cola que ele bebeu ainda está por lá! O restaurante é uma típica fuente de soda e vende todas comidas típicas do Chile. Ótima relação custo-benefício.
O que comer e beber:
Barros Jarpa – o misto quente chileno, feito num pão que parece de hambúrguer.
Chorillana – prato que mistura carne, linguiça, cebola, batata frita e ovo. É um prato grande, feito para ser compartilhado.
Empanadas de marisco e empanada Pino – É tipo um pastel, pode ser frito ou assado. A de mariscos, como diz o nome, é recheada com mariscos temperados. A empanada Pino é recheada com carne apimentada.
Paila marina – sopa de peixes e mariscos com alguns vegetais (cenoura, batata, cebola…) feita em um recipiente de barro. A sopa é bem líquida com os outros ingredientes em pedaços. Normalmente servida com um limão, que deve ser espremido por cima. Se você é fã de Breaking Bad, essa foi a sopa que Gus Frings preparou para Walter White.
Abacate – O abacate é um elemento importante na gastronomia chilena. Não deixe de provar sanduíches, saladas e outros pratos com abacate. Sim, o abacate é comido em pratos salgados na culinária chilena, nada de querer abacate batido com açúcar! Você encontra sanduíches com abacate até mesmo no McDonald’s, KFC, Burger King e Starbucks.
Lomo a lo pobre – É o bom e velho PF. Um bife acebolado com ovo, servido com batata frita.
Chacarero – sanduíche típico, feito carne ou porco, com tomate, ervilha e pimenta.
Pastel de choclo – A única iguaria que não provei… É como um empadão, feito de milho. O recheio pode ser de carne, frango ou ovo.
Piscola – bebida feita com Pisco e coca-cola
Pisco Sour – bebida à base de Pisco (tipo uma cachaça) com suco de limão, açúcar e clara de ovo
Terremoto – um copo de 1l de Pipeño ( como que um vinho doce) com uma bola de sorvete de abacaxi. Leva esse nome pois dizem que o efeito é o mesmo de um terremoto, você fica com a sensação de que as pernas e o chão estão tremendo.
Mote com huesillos – bebida feita com pêssego natural desidratado e pedacinhos de trigo cozido. Vendida em barraquinhas na rua. Tomamos no alto do Cerro San Cristobal.