Depois de tantas visitas à França, pudemos perceber alguns dos hábitos dos franceses. Uns estranhos, outros interessantes, outros dignos de serem incorporados à rotina!
Cachorros
Os franceses amam seus cachorros. E os levam para todos os lugares: bares, restaurantes, lojas, supermercados, feiras etc. E não, não só cachorrinhos pequenos, verdadeiros cavalos podem almoçar ao seu lado!
Croissant
Que os franceses gostam de croissant eu não preciso nem falar, mas o que eles gostam mesmo de fazer no café da manhã é molhar o croissant na bebida antes de comê-lo… Pode até ficar gostoso, mas não é lá muito bonito de se ver…
Pão
Os franceses são bons de pão, e isso a gente também já sabe. O curioso é que em qualquer restaurante, não importa a comida que você pedir, sempre virá à sua mesa uma cestinha com pães. Os franceses tem o hábito de comer o pão junto da refeição e de limpar o molho que sobra no prato com o pãozinho. Uma delícia!
Pão francês
Sabia que o pão francês que comemos aqui lá fora é conhecido como pão brasileiro? Na França você pode até procurar, mas não vai encontrar o famoso pão francês… Os pães mais comuns por lá são a baguete, o croissant e o brioche. E a fama da baguete é real, quando você compra na padaria, ela vem envolta em um pequeno pedaço de papel no meio, só te resta levar a baguete na mão segurando pelo meio dela ou então coloca-la debaixo do braço! 😉
Carafe d’eau
A água da bica na França é potável e em qualquer restaurante você pode tomar água de graça. É só você pedir “une carafe d’eau, s’il vous plait”. Se você pedir “une bouteille d’eau”, o garçom irá trazer uma garrafa de água mineral.
O sol
Não sei se é peculiaridade somente dos franceses, talvez dos europeus em geral também, mas eles amam o sol. Os restaurantes em sua maioria possuem mesas do lado de fora e é lá que todo mundo fica em dia de sol. Não importa se está quente ou frio, lá estão eles. Os parques também ficam lotados de gente se exercitando e fazendo piqueniques.
Boire un verre
Antes do jantar, os franceses tem o costume de tomar um drink (boire un verre). Na maioria dos bares e restaurantes, quando você pede uma bebida eles trazem também algum tipo de petisco: amendoim, azeitona, nachos com molho de tomate e pipoca são algumas das possibilidades. Dois drinking comuns são Mônaco (cerveja com grenadine) e picón bièrre (cerveja com licor de laranja).
Cigarro
Os franceses fumam MUITO. MUITO mesmo. Na virada de 2007 para 2008 começou a valer a lei que proibia o fumo em lugares fechados. Estávamos lá e ao voltarmos da Champs Elysées após a virada da meia-noite vimos vários franceses do lado de fora dos bares e restaurantes para fumar. Fazia em torno de 2 graus… Nas mesas do lado de fora dos restaurantes é permitido fumar. Se o cigarro te incomoda, prefira as mesas de dentro, pois do lado de fora há muitos fumantes. A nova moda entre os franceses parece ser o cigarro eletrônico. As lojas se proliferam pelas ruelas das menores cidades do interior. São diversos sabores a experimentar e há franceses que usam seu cigarro eletrônico pendurado como que um colar; mais prático para dar sua vaporada.
Croque Monsieur
Esse talvez seja o mais famoso sanduíche na França. Trata-se de um misto quente incrementado e gratinado, feito com ingredientes top como presunto royale e queijo gruyère. Pode ser encontrado em quase todos os bares, restaurantes, fast-foods… Até mesmo McDonald’s e Starbucks tem a sua versão do sanduíche! No McDonald’s ele é chamado de Croque McDo (leia-se croc mécdô). Quando servido com um ovo frito em cima é conhecido como Croque Madame. É ótimo para um lanchinho da tarde.
Curtiu? Qual desses você incorporaria ao seu dia-a-dia? A gente curte o pãozinho nas refeições, fazer um croque monsieur de vez em quando, tomar café da manhã com croissant ou baguete, curtir um solzinho na varanda dos restaurantes quando viajamos (até mesmo no inverno!).
Reserve já o seu hotel na França:
Olá,
Gostei muito das curiosidades!!
Parabéns!
Muito bom! Gostei das curiosidades! Quando fomos a Paris, o baguete foi embaixo do braço mesmo…é mais facil de levar!!
hahaha. Quase um local! 😉
Oi, família Freitas! Muito legal ser destaque da semana na RBBV com vocês!
Adorei as curiosidades, não tiraria o croissant da minha dieta nunca! Já fumar e fazer a refeição com cachorros ao meu lado, não sou muito a favor, mas a gente se adapta às culturas, não é mesmo!
Bjs pra vocês e ótimas viagens!
Que legal, achei bem interessante! Fiquei com mais vontade de conhecer a França!
Muito bom!! Adorei o post e já estou compartilhando pois tenho amigos indo a França na próxima semana.
Que legal! Nós amamos a França! <3