Hoje vamos falar de dois passeios bem legais em Paris. O primeiro não chega a ser um passeio, está mais para um pit stop para admiração da beleza da natureza, é o Jardin Vertical. O outro é o canal Saint-Martin, um point no verão e mesmo no inverno, um passeio bastante agradável.
Jardin Vertical
O Jardim vertical “Oasis d’ Aboukir” fica no 2ème, na esquina da Rue d’Aboukir e Rue des Petits Carreaux. A parede do prédio que fica bem nesta esquina foi toda coberta por vegetação. Este jardim vertical foi criado pelo botanista francês, Patrick Blanc, para a semana de arte e design em 2013. Um verdadeiro quadro vivo, um oásis no meio de tanto concreto. Aliás, do mesmo botanista existem vários outros em Paris e um deles fica no Musée Quai Branly (37 Quai Branly no 7 ème). Os trabalhos deste artista estão espalhados pelo mundo e nós já vimos os seguintes jardins: o de Madrid, que fica na parede da Caixa Forum; em Avignon, na parede de entrada mercado Les Halles e em Aix en Provence na Pont Max Juvenal. Ficou interessado em conhecer o artista e seus trabalhos espalhados pelo mundo? Veja no site do artista onde encontrar seus muros vegetais.
Curta nossa página no Facebook!
Estes jardins verticais são uma tendência mundial, além de enfeitar as fachadas eles ajudam a quebrar um pouco a monotonia do concreto existente nas grandes cidades. Quer ver um jardim vertical aqui bem perto? É só ir à recém-inaugurada loja do Supermercado Zona Sul na Rua Dias da Rocha em Copacabana – RJ, na fachada tem um belíssimo Jardim Vertical!
Canal de San Martin
O canal de San Martin está na moda! Com tempo bom, o local é ideal para piquenique, relaxar, curtir uma tarde de calor e bom tempo! Muitos ficam sentados à beira do canal jogando conversa fora bebendo algo… Outra opção é flanar, olhar as vitrines das lojinhas, observar o movimento dos bares com o pessoal descolado que circula por lá. À noite, a região também é bem movimentada, vale a pena ir para conferir.
No dia que fomos infelizmente o tempo estava frio e feio, mas mesmo assim aproveitamos bastante. Para explorar o canal, uma das opções é descer na estação de metrô Jacques Bonsergent e entrarna Rue de lancry. As lojas no entorno ficam abertas normalmente até às 19 hrs.
Outra opção é começar o passeio pela Republique, estação de metrô Place de La Republique. Neste ponto o canal passa a correr por debaixo da terra, formando o Boulevard que vai até a Place de La Bastille. Para chegar ao canal, é só descer a Rue Faubourg du Temple.
As margens do canal são chamadas de Quai. A Quai de Valny é a margem esquerda que vai em direção a La Villete e a Quai de Jemmapes, a da direita. As ruas mais badaladas e que concentram o maior movimento são: Rue Lancry, Marseille, Beaupaire e Yves Toudic. Algumas sugestões de lojinhas no nosso post de compras ….
Se a fome apertar:
- Chez Prune – 36, Rue Beaurepaire, seg/dom – 10/01h. Bar com decoração vintage e público descolado. Está sempre lotado, mas seja na calçada, dentro ou até mesmo encostado no balcão, sempre tem lugar para mais um. Chopp, vinho, cerveja ou caipirinha, não importa. O que interessa é beber e conversar. À noite servem tábuas de frios e queijos.
- Hôtel du Nord – 102 Quai de jemmapes, é o mais badalado na região, bem às margens do canal.
- Le Verre Volé – 67, Rue de Lancry (seg/dom. 12/14h30 e 19/22h30). Bistrô típico e bem conhecido, com boa comida e carta de vinho bastante variada. Tem menu du jour num quadro negro na porta e que muda de acordo com os produtos da estação.
Se a época e o tempo permitirem, você poderá incluir o passeio de barco que é feito pela empresa Canauxrama. O trajeto liga o Port de l’Arsenal (metrô Bastille) ao Bassin de La Villette (metrô Jaùres)ou vice-versa. As passagens podem ser de ida e volta ou só um trecho. No site da empresa tem um calendário com horários e dias de funcionamento.
Saindo do Bassin de la Villette, um pouco mais a frente fica o Parc de la Villette. Este parque é a segunda maior área verde de Paris, muito procurado para descanso e piquenique. Aqui é divertimento certo para família toda! O parque abriga vários prédios públicos voltados para a ciência e para música. O La Géole é um grande cinema 360° com uma cobertura esférica prateada. A Cité des Sciences e de d’industrie é um dos maiores museus de ciências da Europa. O Hall de la Chanson é onde está instalado o Centro Nacional do Patrimônio da canção Francesa e a sede do Conservatório de Paris. O Le Zénith é uma casa de concertos com capacidade para 6300 pessoas.
Mais passeios em Paris: