A região da Provence é conhecida pela riqueza e pela qualidade de seus produtos. Grande produtora de azeites e de uma enorme variedade de ervas aromáticas. É também conhecida como a Cuisine du Soleil (cozinha do sol), pois se baseia nos produtos típicos da estação. Uma culinária colorida, repleta de sabores, cores e texturas!
A culinária provençal é um capítulo à parte na cozinha francesa. No lugar da manteiga, entram os azeites de pequenos produtores locais. O sabor único das receitas vem principalmente da mistura de algumas carnes, sobretudo peixes, e de legumes frescos da estação com as ervas aromáticas. As ervas mais usadas são o tomilho, alecrim, louro, sálvia, lavanda e estragão. O alho também tem espaço entre os principais ingredientes.
Do litoral vem os pescados e no inverno, as famosas trufas ganham espaço.
Uma região com ótimo clima e que produz excelentes vinhos. Os rosés da Provence são célebres, mas também podemos encontrar excelentes vinhos brancos e tintos.
Em qualquer uma das cidades da região encontramos restaurantes onde se pode provar essas delícias.
Pequeno dicionário de comidas provençais:
Herbes de provence – quase sempre confundidas com fines herbes (ervas finas). A mistura clássica das ervas de provence combina erva-doce, alecrim, sálvia e tomilho secos. Já as ervas finas, salsinha, cerefólio, cebolinha francesa e estragão sempre frescas.
Daube – “adoubar”, que significa preparar, organizar. Cozido de carne marinado no vinho, servido com batatas ou macarrão.
Bouillabaisse – caldeirada de peixes típicos, legumes e ervas aromáticas, muito consumida no litoral.
Soupe au pistou – sopa de legumes onde, na hora de servir, é colocado o molho pistou em cima.
Pistou – derivado de “pista” que significa moer, triturar, esmagar. Molho feito no pilão e que leva azeite, alho e manjericão
Aïoli – molho tipo maionese, feito com gema de ovo, alho, azeite e limão. Também leva o nome o prato composto de peixe e legumes cozidos no vapor acompanhados do molho.
Calissons – docinhos típicos feitos com massa fina de amêndoas, melão confit, toque de água de flor de laranjeira e glacê.
Anchöiade – conserva feita com anchovas, alho, azeite e limão.
Ratatouille – cozido à base de abobrinha, beringela, alho, cebola, pimentão e ervas.
Pão fougasse – pão com azeitonas pretas, anchova e cebola.
Tarte au citron – torta de limão. Na Provence o limão é a fruta que transmite energia do sol. Nesta torta são usadas as raspas na massa de farinha e manteiga e suco e raspas no creme de confeiteiro.
Farcis – recheados feitos com legumes (abobrinha, tomate, pimentão, berinjela) normalmente no formato tubular enchidos com um recheio da mistura de carne e pão e assados no forno.
Adorei a descrição dos pratos a provençal….poderia enviar fichas técnicas?
Oi, Marcelo! O que você quer dizer com fichas técnicas? As receitas? Infelizmente não temos receitas e todos os pratos… Se você buscar no menu Comes e Bebes aqui no blog vai encontrar algumas receitas aqui no blog, mas nem todas são provençais 😉