Bern é a capital da Suíça. É uma capital completamente diferente da maioria das capitais, é uma cidade pequena com cerca de 130 mil habitantes, considerada a quarta maior cidade da Suíça. O seu centro histórico entrou para a lista de Patrimônios da Humanidade da UNESCO, principalmente por causa dos seus 6 km de arcadas, que os moradores chamam de “Lauben” – é considerado o mais longo calçadão de compras da Europa. Estas arcadas possuem um teto trabalhado e protegem tanto o morador quanto os turistas do mau tempo. O centro histórico fica concentrado na parte interna da curva do Rio Aare, é pequeno e facilmente explorado a pé. Em 1405, um grande incêndio destruiu parte da cidade e, na reconstrução, as casas foram construídas em arenito, dando à cidade um padrão de cor bem interessante.
Nós já visitamos Bern duas vezes. Na primeira vez, a Bete Freitas ficou hospedada na cidade. Na segunda vez, nós duas estávamos hospedadas em Lucerna e fizemos um bate e volta. A viagem de trem vindo de Lucerna dura aproximadamente 1 hora e os trens partem a cada hora.
Curta nossa página no Facebook!
O que ver e fazer em Bern:
Aare River – Rio Aare, um rio com água azul e que corta a cidade. É o ponto de diversão principalmente no verão quando se torna a principal atração da cidade.
Bahnhof Bern – a principal estação de trem, fica no coração da cidade. Da estação partem 3 ruas paralelas que se encontram na ponta da península no caminho da ponte principal – a Nydegg. Saindo da estação e seguindo à pé pela Rua Spitalgasse – ela que muda de nome várias vezes até chegar a ponte Nydegg – você passa no caminho pela Torre do relógio e a partir daí seguir pela Kramgasse até a ponte. Na Spitalgasse e sua continuação estão alguns dos principais pontos turísticos de Bern. No passeio, reparar na arquitetura das casas e nas várias fontes de água potável!
Bundeshaus e Bundesplatz – Casa do Parlamento e Praça do Parlamento
Zytglogge (Clock Tower) – torre que foi construída entre 1218 e 1220 e era o portão de controle da cidade. Também serviu como prisão de mulheres, as “Priest Whores”, que eram acusadas de terem mantido relacionamento sexuais com membros da igreja. Após o incêndio que aconteceu na cidade, ela foi parcialmente destruída. Ao ser reconstruída, o relógio foi instalado e ele além de informar as horas marca o mês, os símbolos do zodíaco e as fases da lua. A cada hora um galo anuncia que a hora redonda se aproxima e uma pequena apresentação com bonecos ao estilo “cuco” acontece. É possível visitar o seu interior, normalmente ao final da tarde – é preciso verificar o horário que é fixado em uma porta de madeira embaixo da torre.
Kramgasse – rua de pedestres que começa na torre do relógio. Esta rua nos leva ao Bear Park, e é nesta rua também que ficam as arcadas Lauben, uma calçada coberta onde o teto é todo em arcadas medievais.
Ver também os “Cellars Shops”, antigos celeiros que hoje são ocupados por bares, lojas, galerias e etc…
No nº 49 fica o Einsteinhaus, a casa onde Albert Einstein viveu e que hoje abriga um museu.
Kornhaus platz – aqui fica a fonte mais popular da cidade, a Kindlifresserbrunnen, que representa um ogro comendo criancinhas!!! O local fica entre a torre do relógio e a Kornhausbrücke.
Berner Münster – a Catedral de Bern. A construção foi iniciada em 1421 e só terminada em 1893. Do topo tem-se uma vista incrível da cidade.
Münsterplattform – Ao lado da catedral fica esse parque frequentado pelos moradores e com uma vista linda do rio Aare e da parte mais baixa de Bern. No local também tem um café.
Bären Park (Parque dos Ursos) – fica do outro lado do rio. Neste parque gratuito os ursos vivem e brincam livremente bem perto das pessoas. Os ursos são considerados os mascotes da cidade e reza a lenda que o nome da cidade teria sido originado pela palavra bär, que significa urso em alemão. Neste lado, bem em cima do parque, tem um ótimo biergarten – o Altes Tramdepot.
Rosengarten– Um jardim com 220 tipos de rosa e um muitos outros tipos de flores. Ótimo local para apreciar a vista do centro histórico e do Rio Aare. Tem também um restaurante no jardim.
Zentrum Paul Klee– conhecido como as “3 ondas”devido ao design ultra moderno, o conjunto sugere o movimento de 3 ondas. O lugar leva o nome do pintor e poeta suíço naturalizado alemão – é um pouco afastado do centro.
Restaurantes:
Schmiedstube (Schmiedenplatz 5) – o restaurante é enorme e servem uma comida local e internacional honesta. Comemos o bife à milanesa, o schnitzel, que é super diferente. De sobremesa comemos um mont blanc, que é um doce feito com uma massa de castanhas e servido no formato de espaguete. Sugiro experimentar para dar a opinião. O preço médio de um jantar com vinho e dividindo a sobremesa em torno de 42 CHF. Aberto de seg a sábado de 9/23:30
Rathaus (Gerechtigkeitsgasse 78) – excelente para comer um fondue, mas tem outras comidas típicas locais, ambiente bem gostoso e um espaço ao ar livre. Aberto a partir das 8, segunda e terça fecha às 19hr e nos outros dias vai até 23:30h. Domingo fechado.
KornhausKeller (Kornhausplatz 18) – imperdível! Precisa fazer reserva! O restaurante foi construído entre 1711 e 1718 em arenito, fica num subsolo, é imenso e a decoração em estilo barroco é linda. Além disso a comida estava deliciosa! Eles permitem compartilhar a entrada e os pratos custam em torno de 25 CHF e vinho garrafa 44 CHF. Aberto de 12/14:30 e 18/00:30 – tel para reservas +41 31 327 72 72
Onde ficar em Bern
Quando ficou hospedada em Bern, a Bete Freitas ficou no hotel Golderner Schlüssel e adorou! Ele fica na rathausgasse e é pertinho de tudo! Fica a 300m da estação de trem.
Reserve aqui o hotel Goldener Schlüssel ou encontre aqui outros hoteis em Bern!
Mais sobre a Suíça?
Dicas práticas para planejar sua viagem para Suíça
Bate e volta de Zurique: Cataratas do Reno e Monte Üetliberg
Lucerna: dicas práticas para uma visita incrível e completa