A comida francesa é famosa pela sua quantidade, né? Ou melhor, pela pouca quantidade. Mas aviso logo, nunca passamos por esse aperto por lá! Pelo contrário, sempre vimos porções fartas e as opções de formule ou menu (combinação de entrada, prato e sobremesa) também vem muito bem servidas. Mas, vamos ao que interessa, o que comer em Paris? Vamos fazer uma lista de pratos tradicionais ou bastante servidos em Paris. Bon apetit!!!
Tartare de boeuf
Já começo logo avisando é carne crua e leva gema de ovo cru. Se você tem problemas com isso, passe para o próximo item! Se pra você o que importa mesmo é o sabor, continue. Esse prato pode ser servido de duas formas diferentes, dependendo do restaurante: poder ser servido já temperado ou com os temperos já cortadinhos, mas separados para você misturar tudo ao seu gosto. Os temperos normalmente são: cebola, alcaparras, tabasco, molho inglês e mostarda. Normalmente vem acompanhado de fritas e salada verde.
Curta nossa página no Facebook!
Croissants
Se você comeu croissants aqui no Brasil e não achou nada demais, não desista, prove um em Paris. É outra coisa, a massa folheada desmancha na boca!
Burger
Os franceses são mestres em Burger gourmet, não deixe de experimentar um!! Aqui já demos dicas de alguns restaurantes legais.
Chien chaud
O cachorro quente francês não é qualquer cachorro quente, é digno de nota! Normalmente vem acompanhado de mostarda de Dijon e queijo gratinado. Dos deuses!! Dois ótimos lugares para experimentar um são o Paul (rede de lanchonetes bem gostosa!) e a barraquinha embaixo da roda gigante no final do Jardin de Tuilleries. Já demos a receita nesse post aqui.
Crêpe
Há milhares de barraquinhas de crepes espalhadas pelas ruas de Paris. É uma opção barata e gostosa de comer por lá! Os clássicos são jambon fromage (presunto e queijo) e jambon oeuf fromage (com ovo). Importante dizer que as crepes salgadas são chamadas de galettes na França. Elas são feitas om trigo sarraceno. Se escolher ir a uma creperia (são diversas também em Paris), não deixe de experimentar um copo de cidra! A combinação é perfeita.
Croque monsieur/ madame
Então, sabe o misto quente? Agora manda aquele raio gourmetizador que vai vir um croque monsieur. Sanduíche de queijo e presunto, com muito queijo gratinado por cima. Mais completo é o croque madame, com um ovo por cima de tudo. Quer uma receita? Veja aqui!
Chèvre chaud
Os queijos de cabra na França são deliciosos. Há diversos tipos e marcas. É bem comum encontrar pratos com queijo de cabra em Paris e um deles é a salada chèvre chaud. É uma salada verde, acompanhada de molho vinagrete (bem diferente do nosso, é um molho à base de mostarda, azeite e vinagre) e torradas com queijo de cabra derretido em cima.
Soupe à l’oignon
A famosa sopa de cebola francesa! Encontrada em muitos restaurantes turísticos e em “formules” (menus de almoço/ jantar). A sopa é feita com caldo de carne e é servida com uma torrada com queijo Gruyère derretido por cima. É de lamber os beiços!
Coq au vin e Bouef bourguinon
São dois grandes ensopados à base de vinho: o primeiro de frango e o segundo de carne. Os dois bem tradicionais e igualmente deliciosos!
Magret de canard
O magret é um dos cortes de carne de pato, bastante encontrada nos restaurantes franceses. É mais especificamente o peito do pato. É uma carne de sabor marcante e normalmente servida com molho adocicado. E não se deixe enganar: o ponto dele é rosadinho por dentro e a capa de gordura é fundamental para o sabor. A foto abaixo mostra uma trilogia de canard.
Fondue
A origem desse prato pode ser suíça, mas em Paris você vai encontrar fondue em diversos lugares e de diversos tipos. O de chèvre é indescritível, assim como o fondue à la bière (com cerveja). Ah, o fondue de queijo é chamado savoyarde e o de carne, bourguignonne.
Moules et Frites
Foram necessários alguns anos até sermos convencidas a provar as tão famosas conchinhas… Há muitos restaurantes com placas imensas fazendo propaganda da moule, sempre acompanhada de batatas fritas, esta muitas vezes à vontade! Demos o braço a torcer, o tal bichinho é gostoso!! A carne fica bem molinha e o molho, normalmente à base de vinho branco, dá o gosto principal.
Plateaux de fromages
Aqui no Brasil, uma tábua de queijos seria um ótimo aperitivo, né? Pois na França a ordem dos pratos é um pouco diferente… O chamado plateaux de fromages vem entre o prato principal e a sobremesa e é hábito bastante comum entre os franceses! E vamos combinar, os queijos franceses são tão bons que vale comer em qualquer ordem!
Pratos famosos: foie gras e escargot
Acho que esses são dois dos mais famosos pratos da culinária francesa. Confesso que nunca provamos escargot, mas todo mundo que prova diz que é tipo ostra, o gosto que fica é o do tempero. Já o foie gras, nunca provamos um prato somente com ele, mas já provamos o foie gras dentro de hambúrguer, saladas com foie gras e outros e adoramos. Sabemos que a forma de fazer o foie gras é um tanto quanto ingrata, mas preferimos não pensar nisso quando comemos (assim como não pensamos em como a vaca de onde vem a carne foi tratada ou em qual cativeiro o salmão foi criado). Como já dissemos, pra nós vale a experiência gastronômica.
Para NÃO comer: Andouillette
Essa é uma linguiça de porco típica da França, mas não é qualquer linguiça… Ela é feita com pedaços grandes e a que eu comi ainda tinha resquícios de pelos… Depois viemos a descobrir que a linguiça é feita com pedaços do intestino. E é isso que dá o cheiro nada agradável da linguiça. Não conseguimos terminar o prato, e, logo, não recomendamos…rs.
No próximo post, dicas de restaurantes em Paris para provar todas essas delícias!
Eu adoro andouillete. Não é uma linguiça, é um picado de intestino delgado de porco embutido numa parte do intestino grosso. E bem apimentado. Semana atrasada comi um excelente, com pouca pimenta, no La Coupole, em Montparnasse.
Ui! Quem sabe não provamos de novo na próxima ida a Paris? Obrigada pela dica!