Que a gente gosta da França não é nenhuma novidade. Que a gente ama a culinária francesa, também não deve ser. E é por isso que estamos sempre testando novas receitas francesas em casa. No último fim de semana fizemos coq au vin, que nada mais é que frango ao molho de vinho. Não é uma receita difícil, mas tem que começar a ser preparada de véspera. Você talvez se lembre dessa receita do filme Julie e Julia!
Depois de consultar algumas receitas, fizemos um apanhado e “criamos” a nossa. Vamos aos ingredientes:
- 6 sobrecoxas de frango (a receita tradicional é feita com o frango inteiro em pedaços, mas funcionou bem só com sobrecoxa!)
- 2 cebolas
- 10 dentes de alho
- 2 cenouras
- 150g de bacon
- 250g de cogumelos Paris frescos
- 1 garrafa de vinho tinto
- manteiga
- sal
- pimenta
Normalmente, o frango é colocado em uma marinada com todos os ingredientes, mas vimos no Chef e a Chata que eles refogavam a cebola e o alho com o bacon antes e decidimos testar. Então o primeiro passo é cortar em cubos o bacon e a cebola. Descascar e amassar os dentes de alho. Em uma panela em fogo médio, colocar o bacon e esperar soltar a gordura. Quando já tiver soltado um pouco de óleo, colocar a cebola e o alho e deixar dourar. Depois colocar o vinho e deixar na panela por uns 2 minutos. Desligar e esperar esfriar.
Enquanto isso, corte a cenoura em rodelas. Quando a marinada estiver fria, colocar em uma tigela grande o frango, a cenoura e a marinada e deixar na geladeira de um dia pro outro.
Retirar o frango da marinada e secar com uma toalha de papel. Em um frigideira, derreta um pouco de manteiga doure as sobrecoxas dos dois lados.
Em uma panela grande, coloque as sobrecoxas e a marinada e deixe cozinhar por uns 40 minutos em fogo médio com a tampa semi-aberta.
Enquanto isso, fatie os cogumelos Paris e doure-os na manteiga – isso é bem rápido!
Após 40 minutos, o molho deve estar grosso e consistente, e as cenouras bem cozidas (nem duras, nem moles demais). Adicione os cogumelos e voilà: coq au vin prontinho! O coq au vin é normalmente servido com batatas. Nós escolhemos batatas coradas, mas pode ser purê, batata cozida ou até mesmo outro acompanhamento de sua preferência!