Ano passado estávamos almoçando em Cassis, na França, quando vimos que a mesa ao lado estava degustando um lindo prato com várias mini sobremesas e um café. Não sabíamos o que era, mas acabamos de almoçar e já estávamos satisfeitas, não conseguiríamos atacar uma sobremesa. No dia seguinte, já em Saintes-Maries-de-la-Mer, ouvimos a mesa ao lado pedir um café gourmand. Já havíamos até pedido a conta, mas esperamos o prato chegar à mesa para verificarmos do que se tratava. E lá veio de novo o cafezinho com várias mini sobremesas. Abre a conta de novo!!! 2 cafés gourmands! Não resitimos… Tem melhor forma de se terminar uma refeição? Além do cafezinho, mini sobremesas!
Descobrimos depois que este é um ‘prato’ típico da França, encontrado na maioria dos restaurantes e bistrôs. As sobremesas variam e a quantidade também, mas normalmente são 2 ou 4 delícias junto do cafezinho. Para vocês entenderem melhor (ou ficarem com mais água na boca), seguem algumas fotos:
Ao chegarmos em casa, no Brasil, quisemos logo reproduzir essa iguaria em casa. Caso você não tenha habilidades culinárias na cozinha ou então ache complicado e trabalhoso fazer tantas sobremesas, não desista, aqui vão algumas sugestões que podem ser compradas prontas ou mesmo adaptadas e, com certeza, seu cafezinho não será mais o mesmo!
Primeiro separe alguns recipientes pequenos: xícaras de cafézinho, pires, copinhos de aperitivos, potinhos de vidro de geléia individual ou até mesmo copinhos de plástico comprados em casa de festas infantis, use sua criatividade! Bolos e brownies, docinhos como brigadeiros e beijinhos, macarons ou pães de mel são facilmente encontrados em docerias pela cidade. No caso dos bolos, corte-os em pedaços pequenos. Imagine servir um bolo branco simples com uma boa colherada de doce de leite embaixo. O tradicional pudim de leite que habita a maioria das geladeiras pode ser cortado em um pedaço pequeno, servido num pires. Uma salada de frutas ou mesmo uma fruta cortada em pequenos pedaços pode ser servida em um cálice de licor, acompanhada ou não de creme de leite ou sorvete. Sirva na colher de chá o sabor de sua preferência de sorvete ou então compre mini eskibon ou mini Magnum (Não, não estamos recebendo pela propaganda gratuita, só gostamos muito dos sorvetes mencionados!). Use a imaginação e surpreenda!
Em uma das nossas versões do café gourmand eu testamos, servimos uma panna cotta, um mousse de chocolate e um brownie. São estas receitas que vamos partilhar agora.
Panna cotta
Uma sobremesa tipicamente italiana que consiste em misturar o creme de leite, açúcar, gelatina e especiarias. Pode ser servida ou não com geléia de frutas ou frutas frescas. O significado da palavra é natas cozidas, que aqui no Brasil significa creme de leite, ou seja, uma sobremesa hiper calórica, por isto eu substitui metade do creme por leite. A receita rendeu 08 potes pequenos.
Ingredientes:
01 vidro de leite de coco integral – 200 ml
300 ml de creme de leite integral
60 grs de açúcar
01 colher de sopa de Rum
01 colher de chá de essência de baunilha
01 sachê de gelatina sem sabor dissolvida conforme as instruções da embalagem.
Geleia de frutas vermelhas
Em uma panela coloque o leite de coco, o creme de leite e o açúcar. Espere começar a fazer umas bolinhas na borda e desligue. Fora do fogo, acrescente o Rum, a baunilha e a gelatina aos poucos para que a mistura fique bem lisinha. Coloque em vários recipientes, deixando um espaço até a borda para colocar depois a calda de sua preferência. Leve à geladeira para endurecer por pelo menos 03 horas.
Mousse de Chocolate
Esta receita rendeu 06 xícaras de café pequeno mais 04 potinhos médios
Ingredientes:
160 grs de chocolate meio amargo importante, com pelo menos 60% de cacau
01 colher de sopa de manteiga
04 ovos
01 de chá de essência de baunilha
01 colher de sopa de cachaça
Pique o chocolate grosseiramente, acrescente a manteiga e derreta em banho-maria ou no micro ondas; deixe esfriar. Separe as claras das gemas. Mistures as gemas com a cachaça. Bata as claras em neve e, quando já estiverem espumando, acrescente o açúcar. Ela estará no ponto quando ao virarmos a tigela as claras firmes e não caiam. Verifique se o chocolate já esta frio, junte as gemas com a cachaça misturando bem. Agora delicadamente acrescente as claras batidas, coloque em um recipiente e leve à geladeira por pelos menos 03 horas. Opcional: raspas de chocolate para enfeitar na hora de servir.
Brownie (esta receita é adaptada do livro da loja Fat With de NYC)
Ingredientes:
200 grs de manteiga
150 grs de chocolate meio amargo cortado grosseiramente ou gotas de chocolate desde que tenha pelo menos 60% cacau isto é importante para a qualidade do produto final.
290 grs de açúcar
04 ovos
01 colher de chá de essência de baunilha
175 grs de farinha de trigo integral
uma pitada de sal
Unte e polvilhe com farinha um tabuleiro de 30x 20 cm ou forma quadrada de 23×23 cm. Pré-aqueça o forno na temperatura de 180 graus. Derreta o chocolate com a manteiga no micro ondas ou no banho-maria, deixe esfriar. Bata os ovos com açúcar e a baunilha e misture com o chocolate frio. Misture bem. Acrescente a farinha e o sal até que a misture esteja homogênea. Neste ponto se quiser acrescente nozes, macadâmia ou amêndoas. Coloque a massa na forma preparada e asse por aproximadamente 30minutos, até que uma fina casquinha se forme na superfície, mas que por dentro enfiando um palito ainda continue cremoso. Deixe esfriar antes de servir.
Use sua criatividade e bon appetit!