Nós já estivemos por diversas vezes em Lisboa, mas nunca sobrava um tempo para visitarmos este museu. Na nossa última visita à Lisboa, finalmente conseguimos incluir o Museu Nacional do Azulejo no roteiro e achamos que a visita a este museu é indispensável! É claro que quando andamos por Lisboa e outras cidade de Portugal poderemos apreciar as belíssimas fachadas de azulejos, que são uma verdadeira tradição no país e que poderíamos, com certeza, considerar um verdadeiro museu a céu aberto!
O museu do azulejo é considerado como um dos mais importantes museus de Portugal e está instalado no belíssimo prédio onde antes era o Convento Madre de Deus. Este convento foi fundado em 1509 pela Rainha D Leonor. No museu, encontramos uma mostra dos quinhentos anos de história desta arte.
Na visita, podemos apreciar painéis que já foram usados em fachadas ou para decoração em construções. Alguns painéis parecem tapeçarias e outros tem com motivos bíblicos ou fatos da história. Uma parte do museu tem painéis mais modernos expostos.
A lindíssima igreja do antigo convento, toda preservada, também está aberta à visitação.
Informações práticas:
- Localizado na Rua Madre de Deus, 4. O endereço é um pouco afastado do circuito turístico, mas ele está a cerca de 20 minutos a pé da estação do metrô Santa Apôlonia.
- O preço da entrada é de 5€.
- Funciona de terça à domingo de 10h às 18hrs.
Uma dica: combinamos este passeio com a ida à Cervejaria Dois Corvos! Mais uma pequena caminhada, mas recompensada pelas cervejas e os petiscos! Já falamos da cervejaria neste post aqui.
Já vi algumas postagens sobre esse museu do azulejo. Não cheguei a visitar quando fui a Lisboa, mas com certeza vou incluir quando passar novamente pela cidade.
Vale super a pena o passeio!